Uma empresa sem contabilidade é uma entidade sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento. Impossibilitada de elaborar demonstrativos contábeis por falta de lastro na escrituração, por certo encontrará grandes dificuldades em obter fomento creditício em instituições financeiras ou de preencher uma simples informação cadastral.
Isto posta pode-se afirmar que a escrituração contábil é útil sob vários aspectos, como demonstrado a seguir:
A escrituração contábil habilita a empresa para enfrentar diversas situações, tais como:
a) Recuperação Judicial – Se a empresa enfrentar dificuldades financeiras tem o direito de pedir recuperação judicial, porém, um dos principais requisitos para a obtenção desses benefícios é que apresente, em juízo, as Demonstrações Contábeis, Relação dos Credores e o Livro Diário escriturado até a data do requerimento, bem como um Balanço Especial elaborado para esse fim.
b) Para que a falência não seja considerada fraudulenta, a empresa deve cumprir o mesmo ritual relativo à Recuperação Judicial.
c) Perícias Judiciais – Principalmente em relação a questões trabalhistas, a empresa que não possui Contabilidade fica em situação vulnerável, diante da necessidade de comprovar, formalmente, o cumprimento de obrigações trabalhistas, pois o ônus da prova é da empresa que a faz mediante a constatação do registro no Livro Diário.
d) Dissidências Societárias – As divergências que, por ventura, surjam entre os sócios de empresa poderão ser objeto de perícias para apuração de direitos ou responsabilidades. A ausência da escrituração inviabilizará a realização desse procedimento técnica esclarecedor.
e) Fiscalização da Previdência Social – A legislação previdenciária exige expressamente a escrituração do Livro Diário.
O empresário necessita de informações para tomada de decisões. A Contabilidade oferece dados formais, científicos e universais, que permite atender a essa necessidade.
Com o fenômeno da globalização da economia, a informação contábil, além de ser utilizada dentro de todo o território nacional, poderá ser utilizada também, em outros paises.
A decisão de investir, e de reduzir custos, de modificar uma linha de produtos, ou de praticar outros atos gerenciais deve se basear em dados técnicos extraídos dos registros contábeis, sob pena de pôr em risco o patrimônio da empresa.
A falta da escrituração contábil é uma das principais dificuldades para se avaliar a economia informal, o que distorce a estatística no Brasil. O desconhecimento da realidade econômica nacional gera decisões completamente dissociadas das necessidades das empresas e da sociedade em geral e, sem dúvida, tem causado prejuízos irrecuperáveis ao País.
O registro contábil é importante para, entre outros aspectos, analisar-se as causas que levam um grande número de pequenas empresas a fecharem suas portas prematuramente.
Conclui-se, então, que a escrituração contábil completa é incontestavelmente necessária à empresa de qualquer porte, como principal instrumento de defesa, controle e gestão do seu patrimônio.
PREZADO EMPRESÁRIO
A Contabilidade é, sem duvida, a maior fonte de informações sobre o patrimônio da empresa, permitindo conhecer, com facilidade, todos os fatos que ocasionaram alteração qualitativa ou quantitativa do patrimônio, servindo de bússola na administração dos negócios e contribuindo para o alcance dos objetivos.
Esperamos que os nossos esclarecimentos possa ajudá-lo, estaremos à disposição para qualquer esclarecimento.
Atenciosamente,
Edson França
CRC/BA-017345/O-2
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.
Rua Portugal, 05 Edf, STATUS sala 708 - Bairro Comércio CEP-40015000 - Salvador - Bahia
Direitos Reservados à ® | 2025